ENSINO DE OPERAÇÕES BÁSICAS COM JOGOS A UMA ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
DOI:
10.63036/ReTEM.2965-9698.2025.v3.411Palavras-chave:
Educação inclusiva, Resolução de problemas, Ludicidade, Ensino de matemáticaResumo
Neste artigo, apresenta-se um recorte de uma pesquisa de mestrado que discute a importância da educação inclusiva na prática pedagógica voltada a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O estudo foi desenvolvido em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Aprender Mais”, localizada em Canaã dos Carajás – PA. Com abordagem qualitativa, a investigação analisou, por meio de jogos e atividades com materiais manipuláveis, as relações cognitivas de uma aluna com TEA, identificada ficticiamente como Sara, no processo de aprendizagem das operações aritméticas. Ao longo de 13 aulas, observaram-se avanços em habilidades como coordenação motora, atenção, oralidade, cooperação e raciocínio lógico. Os resultados subsidiaram a elaboração de um guia didático com propostas de jogos e materiais manipulativos, com o objetivo de enriquecer práticas pedagógicas inclusivas e favorecer a aprendizagem de estudantes com TEA no ensino da matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 7 jun. 2025.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009.
MERRIAM, S. B. Qualitative research and case study applications in education. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 1998.
OLIVEIRA, M. K. de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 2009.
SANTOS, K. F. dos. O ensino de matemática nos anos iniciais com alunos/as autistas: análise das atividades pedagógicas de ensino. 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Educação, Pelotas, 2022.
SANTOS, R. R. D.; ULIANA, M. R. Análise da formação continuada de professores de matemática: da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia para a implementação da BNCC no Ensino Fundamental. In: LEITE, K. G. (Org.). Formação docente, saberes profissionais e inclusão em Educação Matemática. Porto Velho: EDUFRO, 2022. p. 96-116.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 21 PDF downloads: 11
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiza Barros Oliveira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Português (Brasil)
English
Español (España)





















