USO DE PYTHON NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PYGGB E MANIM
DOI:
10.63036/ReTEM.2965-9698.2023.v1.163Palavras-chave:
Python, PyGgb, Manim, Ensino, MatemáticaResumo
Este trabalho explora as possibilidades de utilização do Python no ensino de Matemática, com foco nas ferramentas PyGgb e Manim. O PyGgb é um ambiente online que permite programar com objetos do GeoGebra e visualizar os resultados em uma interface gráfica, enquanto o Manim é uma biblioteca de Python voltada para a criação de animações matemáticas. O uso dessas ferramentas pode inovar a prática pedagógica, proporcionando maior interação visual e compreensão de conceitos complexos. No entanto, o acesso a materiais em português é limitado. Propomos o projeto AM2: Animações Matemáticas com Manim, que visa oferecer formação para professores, criar recursos educacionais e facilitar o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática.
Downloads
Métricas
Referências
BANIN, Sérgio Luiz. python 3 conceitos e aplicações: uma abordagem didática. 1. ed. São Paulo: Érica, 2018.
BARROS, José D’Assunção. A trama Polifônica das grandes Revoluções Tecnológicas – da revolução agrícola às revoluções industriais e à revolução digital. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, Belém, v. 18, n. 44, e2023002, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023002.id505 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023002.id505
CERVANTES, Ofelia; BÁEZ, David; ARÍZAGA, Antonio; CASTILLO, Esteban. Python con aplicaciones a las matemáticas, ingeniería y finanzas. 1. ed. México: Alfaomega, 2017.
KISHIMOTO, Eric Satoshi Suzuki; COLUCI, Vitor Rafael. Animações para o ensino de matemática usando o Manim-Python. Professor de matemática online, v. 11, n1, p. 50-64, 2023. DOI: https://doi.org/10.21711/2319023x2023/pmo1104
LÉVY, Pierre. A ideografia dinâmica: rumo a uma imaginação artificial? São Paulo: Edições Loyola, 2004.
LÉVY, Pierre. A Máquina Universo: Criação, Cognição e Cultura Informática. Lisboa: Instituto Piaget, 1995.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.
LOMBALDO, Julio. Cálculo Numérico em Python. 1. ed. Porto Alegre: Ed. dos Autores, 2022.
MARCONDES, Guilherme Augusto Barucke. Matemática com Python: um guia prático. 1. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2018.
MENDES, Iran Abreu. Sobre escritas ideográficas dinâmicas da história da Matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, Belém, v. 18, n. 44, e2023011, 2023. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515 DOI: https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023011.id515
MONTANER, Mónica Soler. GeoGebra con Python. UNIÓN - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v.19, n. 69, p. 1-8, 2023. Disponível em: https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1569
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 262 PDF downloads: 92
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luis Andrés Castillo, Ivonne C. Sánchez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.