ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
DOI:
10.63036/ReTEM.2965-9698.2024.v2.202Palavras-chave:
Etnomatemática, Formação de Professores de Matemática, Revisão de literatura, MAXQDA24Resumo
Este estudo possui um viés contributivo no que concerne à valorização de práticas culturais existentes para promover o reconhecimento da diversidade de saberes culturais de comunidades tradicionais por meio da etnomatemática. O objetivo deste estudo é apresentar as abordagens da etnomatemática na formação de professores que ensinam Matemática, a partir de uma análise de teses e dissertações produzidas por pesquisadores brasileiros. A metodologia adotada consiste na análise de pesquisas que relacionam a etnomatemática com a formação de professores de Matemática, conforme uma verificação realizada por meio de uma revisão bibliográfica das pesquisas indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Google Scholar. Para proceder à análise desses textos acadêmicos, optou-se pela utilização do software MAXQDA24. Como resultados, aponta-se que a amostra final da coleta de dados resultou em 60 estudos que apresentavam relevância para esta pesquisa. A amostra das pesquisas analisadas enfatiza que o conhecimento matemático pode ocorrer de forma integrada às especificidades socioculturais dos diferentes grupos culturais, inclusive sob o aspecto da regionalização. Firmam-se abordagens da etnomatemática para o envolvimento de experiências pedagógicas de forma reflexiva e para o reconhecimento de matemáticas que as diferentes comunidades produzem. Para um aprofundamento da pesquisa, torna-se necessária uma análise dimensional dos mapeamentos dos saberes e fazeres socioculturais regionalizados com base na etnomatemática. Desse modo, sob o enfoque do contexto sociocultural e étnico-racial, as pesquisas analisadas possuem um viés colaborativo para a regionalização da formação de professores de matemática, com base na valorização dos saberes de comunidades e de sociedades tradicionais.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 2015.
CRUZ, F. S. A Etnomatemática na geometria da cerâmica Ticuna. 2022. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2022.
DALL’AGNOL, L. Estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Etnomatemática e formação de professores (de 2006 a 2016). 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (Coleção Tendências em Educação Matemática).
FORMIGOSA, Marcos Marques. As etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência. 2021. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2021. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9560
GEHRKE, T. H. Receitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul. Pelotas, 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2020.
GHEDIN, L. M. Usos/Significados da Etnomatemáica mobilizados na formação inicial de professores de matemática no Instituto Federal de Roraima – IFRR. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.
LIMA, A. S. Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA: saberes matemáticos e prática pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.
LOPES, E. B. Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino da Matemática no estado do Amazonas. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.
LÜBECK, M. Utopia e esperança: do mito da terra sem males à educação etnomatemática. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2013.
LUCENA, R. S. A Etnomatemática na construção de casas e instalações rurais no Sítio Palmeirinha em Crato-CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
OLIVEIRA, K. A. A docência entre o “Cofo”, o “Cacete” e o “Machado”: cosmoperceber saberes com quebradeiras de coco em processos de ensino e aprendizagens. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.
PASSOS, C. M. Condições de produção e legitimação da Etnomatemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017.
SANTOS, B. S. Construindo as epistemologias do Sul: antologia esencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018.
SILVA, C. R. S. Etnomatemática: das ideias a propostas de práticas docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
SILVA, M. S. L. C. Etnomatemática na educação escolar quilombola: perspectivas decoloniais para o ensino da Matemática nos quilombos Mata Cavalo e Abolição em Mato Grosso. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.3062201099
SILVA, R. A. A Etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica: elo entre o conhecimento empírico e o escolarizado. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. DOI: https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202023
SILVA, R. T. A. Matemática e africanidades brasileiras: narrativas de professores(as) negros(as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
SILVEIRA, A. S. Matemática e cotidiano: saberes escolares e suas relações com os vivenciados na pesca artesanal em comunidades de pescadores e marisqueiras em São Cristóvão, SE. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Universidade Federal de Sergipe, 2022.
SOARES, G. A. Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202120
VARELA, G. Cordas de areca na formação de professores que ensinam Matemática no Timor Leste. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 215 PDF downloads: 149
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antônia Lília Soares Pereira, Kécio Gonçalves Leite

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.