ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS

Autores

DOI:

10.63036/ReTEM.2965-9698.2024.v2.202

Palavras-chave:

Etnomatemática, Formação de Professores de Matemática, Revisão de literatura, MAXQDA24

Resumo

Este estudo possui um viés contributivo no que concerne à valorização de práticas culturais existentes para promover o reconhecimento da diversidade de saberes culturais de comunidades tradicionais por meio da etnomatemática. O objetivo deste estudo é apresentar as abordagens da etnomatemática na formação de professores que ensinam Matemática, a partir de uma análise de teses e dissertações produzidas por pesquisadores brasileiros. A metodologia adotada consiste na análise de pesquisas que relacionam a etnomatemática com a formação de professores de Matemática, conforme uma verificação realizada por meio de uma revisão bibliográfica das pesquisas indexadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e no Google Scholar. Para proceder à análise desses textos acadêmicos, optou-se pela utilização do software MAXQDA24. Como resultados, aponta-se que a amostra final da coleta de dados resultou em 60 estudos que apresentavam relevância para esta pesquisa. A amostra das pesquisas analisadas enfatiza que o conhecimento matemático pode ocorrer de forma integrada às especificidades socioculturais dos diferentes grupos culturais, inclusive sob o aspecto da regionalização. Firmam-se abordagens da etnomatemática para o envolvimento de experiências pedagógicas de forma reflexiva e para o reconhecimento de matemáticas que as diferentes comunidades produzem. Para um aprofundamento da pesquisa, torna-se necessária uma análise dimensional dos mapeamentos dos saberes e fazeres socioculturais regionalizados com base na etnomatemática. Desse modo, sob o enfoque do contexto sociocultural e étnico-racial, as pesquisas analisadas possuem um viés colaborativo para a regionalização da formação de professores de matemática, com base na valorização dos saberes de comunidades e de sociedades tradicionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Palmas, Tocantins, Brasil.

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM/REAMEC/UFMT), linha de pesquisa: Formação de Professores para Educação em Ciências e Matemática. Mestra em Ensino em Ciências e Saúde (UFT), linha de pesquisa: Ensino em Ciências. Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática e Física pelo Centro Universitário Internacional (2016), graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFAC). Professora de Matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas. Pesquisadora na área de Educação Matemática com ênfase em Metodologias para o Ensino de Matemática e Formação de Professores de Matemática.

Kécio Gonçalves Leite, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ji-Paraná, Rondônia, Brasil

Possui Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Tem experiência em Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Etnomatemática, Educação Intercultural, Formação de professores indígenas, Educação Escolar Indígena. Atualmente, participa do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF), coordena o Grupo de Pesquisa em Etnomatemática (GPE-UNIR), atua no curso de Mestrado em Educação Matemática (PPGEM/UNIR), no curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC-UFMT-UFPA-UEA), é professor do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia e coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM-UNIR).

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 2, de 1 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e formação continuada. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, 2015.

CRUZ, F. S. A Etnomatemática na geometria da cerâmica Ticuna. 2022. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga, 2022.

DALL’AGNOL, L. Estado da arte das pesquisas acadêmicas brasileiras sobre Etnomatemática e formação de professores (de 2006 a 2016). 2019. 245 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas: Papirus, 2009.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 (Coleção Tendências em Educação Matemática).

FORMIGOSA, Marcos Marques. As etnomatemáticas de alunos ribeirinhos do rio Xingu: jogos de linguagem e formas de resistência. 2021. Tese (Doutorado em Ensino) – Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, 2021. DOI: https://doi.org/10.18542/rmi.v13i21.9560

GEHRKE, T. H. Receitas Culinárias Pomeranas: integrando saberes e sabores em uma escola multisseriada do município de São Lourenço do Sul. Pelotas, 2020. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Faculdade em Educação. Universidade Federal de Pelotas, 2020.

GHEDIN, L. M. Usos/Significados da Etnomatemáica mobilizados na formação inicial de professores de matemática no Instituto Federal de Roraima – IFRR. 2018. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018.

LIMA, A. S. Licenciatura Intercultural Indígena da UEPA: saberes matemáticos e prática pedagógica. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

LOPES, E. B. Multiculturalismo e ideias matemáticas em práticas socioculturais: possibilidades para o processo de ensino da Matemática no estado do Amazonas. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2023.

LÜBECK, M. Utopia e esperança: do mito da terra sem males à educação etnomatemática. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, 2013.

LUCENA, R. S. A Etnomatemática na construção de casas e instalações rurais no Sítio Palmeirinha em Crato-CE. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

OLIVEIRA, K. A. A docência entre o “Cofo”, o “Cacete” e o “Machado”: cosmoperceber saberes com quebradeiras de coco em processos de ensino e aprendizagens. 2022. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022.

PASSOS, C. M. Condições de produção e legitimação da Etnomatemática. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2017.

SANTOS, B. S. Construindo as epistemologias do Sul: antologia esencial. Buenos Aires: CLACSO, 2018.

SILVA, C. R. S. Etnomatemática: das ideias a propostas de práticas docentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.

SILVA, M. S. L. C. Etnomatemática na educação escolar quilombola: perspectivas decoloniais para o ensino da Matemática nos quilombos Mata Cavalo e Abolição em Mato Grosso. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2022. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.3062201099

SILVA, R. A. A Etnomatemática como princípio de valorização sociocultural em uma comunidade quilombola na região amazônica: elo entre o conhecimento empírico e o escolarizado. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. DOI: https://doi.org/10.47321/PePE.2675-5149.2020.1.e202023

SILVA, R. T. A. Matemática e africanidades brasileiras: narrativas de professores(as) negros(as) sobre o trabalho com relações étnico-raciais no cotidiano escolar. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

SILVEIRA, A. S. Matemática e cotidiano: saberes escolares e suas relações com os vivenciados na pesca artesanal em comunidades de pescadores e marisqueiras em São Cristóvão, SE. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) –Universidade Federal de Sergipe, 2022.

SOARES, G. A. Etnomatemática e suas marcas na formação inicial dos futuros professores de Matemática. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. DOI: https://doi.org/10.33532/revemop.e202120

VARELA, G. Cordas de areca na formação de professores que ensinam Matemática no Timor Leste. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.

YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.

Downloads

Publicado

2024-09-27

Métricas


Visualizações do artigo: 40     PDF downloads: 48

Como Citar

PEREIRA, Antônia Lília Soares; LEITE, Kécio Gonçalves. ETNOMATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS. ReTEM - Revista Tocantinense de Educação Matemática, Arraias, v. 2, p. e24012, 2024. DOI: 10.63036/ReTEM.2965-9698.2024.v2.202. Disponível em: https://ojs.sbemto.org/index.php/ReTEM/article/view/202. Acesso em: 18 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos: Formação de Professores que Ensinam Matemáticas