REFLEXÕES SOBRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
10.63036/ReTEM.2965-9698.2023.v1.180Palavras-chave:
Resolução de Problemas, Tendências Matemáticas, Formação de ProfessoresResumo
A resolução de problemas é uma metodologia/tendência da Educação Matemática que pode ser uma grande aliada do professor na atualidade. Porém alguns professores confundem a definição e o uso de tal metodologia de ensino, ao percebermos essa deficiência realizamos uma pesquisa qualitativa com o objetivo de analisar como a resolução de problemas se apresenta na formação e na prática de professores de matemática da Educação Básica, na cidade de Parintins-AM. A pesquisa teve como sujeitos quinze estudantes do 8º período do curso de licenciatura em matemática que forneceram os dados através de questionário e cinco professores da Educação Básica que foram entrevistados. A análise documental foi realizada na BNCC (2018) e no PPC (2013) do curso de Licenciatura em Matemática do CESP. A base teórica da pesquisa se fundamenta em autores como Moreira (2005), Polya (1995), Alevatto e Onuchic (2014). Os resultados nos permitem entender que professores, mesmo sem a devida formação, tentam se adequar aos novos métodos de ensino, porém é evidente a necessidade de se alinhar a formação docente às demandas e diretrizes curriculares contemporâneas.
Downloads
Métricas
Referências
ALLEVATO, N. S. G.; ONUCHIC, L. de. L-R. Trabalhar através da resolução de problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. VIDYA, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/26. Acesso em: 26 jan. 2023.
BACICH, L; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Penso Editora, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Parintins: UEA, 2013.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus Editora, 1996.
DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática. São Paulo: Editora Ática, 12ºed. 9ª impressão 2005.
DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática. 2007.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MOREIRA, S. V. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, J. BARROS, A. (orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
ONUCHIC, L. de. L-R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, 2011.
ONUCHIC, L. de L-R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: Bicudo, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
ONUCHIC, L. de L-R. Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo. NCTM São Paulo, 2007.
PINEAU, G.; GALVANI, P. Experiências de vida e formação docente: religando os saberes - Primeira Parte. In: MORAES, M. C.; ALMEIDA, M. C (org.). Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de janeiro: Wak Ed., 2012. p.185-204.
POLYA, G. A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: interciência, 1995.
PRADO, Patrícia Dias. Educação e cultura infantil em creche: um estudo sobre as brincadeiras de crianças pequenininhas em um CEMEI de Campinas/SP. 1998.
VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução de Colonesse, Paulo Henrique. Porto Alegre: Artmed, 6. ed., 2009.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. Natal-RN: EDUFRN, 2014.
OLIVEIRA, M. F. de. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Catalão: UFG, 2011.
SCHROEDER, T. L.; LESTER, F. K. Developing understanding in mathematics via problem solving. In: TRAFTON, P. R.; SHULTE, A. P. (Eds.). New directions for elementary school mathematics. Reston: NCTM, 1989. p. 31-42.
MORAIS, R. S.; ONUCHIC, L. R. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G.; NOGUTI, F. C. H.; JUSTULIN, A. M. (orgs). Resolução de Problemas: Teoria e Pratica. Paco Editorial, 2021. p. 19-36.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 37 PDF downloads: 21
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alan Amaral de Abreu, Lucélida de Fátima Maia da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0). Esta licença permite compartilhar, copiar, redistribuir o manuscrito em qualquer meio ou formato. Além disso, permite adaptar, remixar, transformar e construir sobre o material, desde que seja atribuído o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.