Sobre a Revista

A ReTEM é um periódico associado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Tocantins (SBEM-TO), com o propósito de promover a disseminação de PESQUISAS e RELATOS DE EXPERIÊNCIAS na área de Educação Matemática. A ReTEM tem seu vínculo com a SBEM-TO, uma entidade comprometida com o aprimoramento do ensino e da pesquisa em Educação Matemática no estado do Tocantins.

Esta revista aceita a submissão de Artigo de Pesquisa (artigo de pesquisa empírica, artigo de pesquisa histórica, artigo de pesquisa documental), Ensaio, Artigo de Revisão e Relato de Experiência, escrito em português, inglês e/ou espanhol, que seja resultados de pesquisa científica ou experiências de práticas educacionais relacionadas à Educação Matemática. É fundamental destacar que os manuscritos submetidos à ReTEM não devem estar simultaneamente sob avaliação por outros periódicos ou órgãos editoriais.

Tipos de trabalhos/documentos (SciELO, 2022)

Artigo de Pesquisa: Artigo que comunica uma pesquisa original. Entre outros tipos, destacamos:

Um Artigo de Pesquisa é um documento escrito que apresenta os resultados de uma pesquisa científica original de forma clara, sistemática e rigorosa. Os artigos científicos são um meio fundamental de comunicação na academia e na pesquisa, permitindo que os cientistas e pesquisadores compartilhem suas descobertas, métodos, análises e conclusões com a comunidade científica e o público interessado.

Artigo de pesquisa empírica: refere-se a um estudo original que coleta e analisa dados concretos a fim de responder a questões de pesquisa específicas relacionadas à Educação Matemática. Os dados são obtidos, geralmente, por meio de métodos observacionais, experimentais ou de pesquisa de campo. Esses artigos apresentam a metodologia de pesquisa utilizada, a coleta de dados, análises e discussões dos resultados para inferir contribuições significativas para a área da Educação Matemática.

Artigo de pesquisa histórica: aborda questões de Educação Matemática através de uma análise histórica, examinando eventos, desenvolvimentos e práticas passadas relacionadas à área. Esses artigos têm como objetivo contextualizar o presente à luz do passado. Eles oferecem uma perspectiva histórica que enriquece a compreensão da evolução do ensino e da aprendizagem da Matemática, destacando influências históricas sobre o campo.

Artigo de pesquisa documental: concentra-se na análise crítica de documentos, como registros escritos, legislação, políticas educacionais, currículos e materiais educacionais relacionados à Educação Matemática. Esses artigos investigam como os documentos influenciam ou refletem o campo da Educação Matemática, destacando a relevância e a interpretação desses registros.

Artigo de Revisão: Artigo que sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura. Envolve uma análise abrangente e crítica da literatura existente sobre um tópico específico da Educação Matemática. Ele sintetiza pesquisas anteriores e identifica tendências, lacunas ou desafios no campo. Esses artigos fornecem uma visão panorâmica da pesquisa existente, auxiliando na compreensão do estado atual do conhecimento e no direcionamento de futuras investigações na Educação Matemática.

Ensaio teórico: Reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte do(a) autor(a) para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante. É uma contribuição que se concentra na formulação de novas teorias, conceitos, estruturas ou na revisão crítica de teorias existentes relacionadas à Educação Matemática. Esses artigos buscam avançar o conhecimento teórico da área, fornecendo insights e perspectivas inovadoras que podem orientar futuras pesquisas e práticas.

Relato de Experiência: refere-se a manuscrito que descreve narrativas detalhadas e reflexivas de práticas pedagógicas, projetos educacionais ou intervenções relacionadas à Educação Matemática. Eles apresentam experiências vivenciadas por educadores matemáticos, descrevendo os contextos, estratégias, desafios, resultados e aprendizados decorrentes de suas ações. Esses relatos são baseados em experiências reais no campo da Educação Matemática, da sala de aula, da formação de professores, ou de outros contextos socioculturais e têm como objetivo compartilhar experiências e práticas bem-sucedidas. Eles podem oferecer compreensões práticas, estratégias eficazes e abordagens inovadoras para o ensino e aprendizagem da Matemática, enriquecendo o repertório de educadores e pesquisadores na área.

A ReTEM está empenhada em fomentar a divulgação de estudos relevantes e inovadores que contribuam para o avanço do conhecimento no campo da Educação Matemática e para o aperfeiçoamento de práticas de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior. Está comprometida com a qualidade e a integridade acadêmica, adotando as melhores práticas editoriais em todas as fases do processo de publicação. Busca fortalecer as pesquisas e os processos de ensino e aprendizagem de Matemática, fornecendo uma plataforma para compartilhar conhecimento e experiências no contexto da educação matemática tocantinense.

A ReTEM entende Educação Matemática como uma área de pesquisa que visa produzir conhecimentos sobre fenômenos relativos aos processos de ensino e aprendizagens de matemáticas e sobre a formação de professores que ensinam matemáticas em todos os níveis de ensino, perpassando pela Licenciatura em Pedagogia, Matemática, ou outros cursos, como por exemplo, Licenciatura Integrada em Educação Ciências, Matemática e Linguagens, Licenciatura em Educação do Campo com foco no Ensino de Matemática e suas Tecnologias. 

A Educação Matemática promove a realização de estudos e de pesquisas voltadas para os processos de ensino e de aprendizagens de matemáticas - entendidas como uma construção humana, interdisciplinar e transdisciplinar - e de formação de professores, além de compreender a produção, sistematização e difusão dos conhecimentos matemáticos em contextos históricos, sociais e culturais por meio de perspectivas filosófica, antropológica, social, psicológica e educacional. Nesta direção, leva-se em conta tanto a prática de professores que ensinam matemáticas nos diferentes níveis e modalidades de ensino, quanto o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural de espaços educativos que se subsumem na Amazônia Legal Brasileira, especialmente, a do Estado do Tocantins - TO.