Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não está sendo avaliada para apresentação e publicação em outro evento; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue o Template informado pelo evento para o tipo de trabalho escolhido.
  • Tenho ciência que cada participante pode ser autor ou coautor em até 4 (quatro) trabalhos
  • O trabalho trata está relacionado a um dos 17 eixtos temáticos do eventos. Foi indicado no texto o eixto temático específico para este trabalho.
  • Estou ciente da obrigatoriedade de todos os autores e coautores estarem inscritos no evento. Declaro que todos foram inscritos antes desta submissão.

Diretrizes para Autores

1 NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 Os participantes do III ETEM podem submeter 3 (três) tipos de trabalhos: pôster (resumo simples), relato de experiência (resumo expandido ou texto completo) e comunicação científica (resumo expandido ou texto completo).

Forma de apresentação Tipo de Trabalho Modalidade de Texto Quantidade de páginas Template Anais
Apresentação Oral (Presencial) Pôster Resumo Simples 1 Link 
(modelo)
Publicação dos trabalhos nos Anais do Evento (ISBN)
Período: até 15/11/2024
Apresentação Oral (Presencial ou  Virtual) Relato de Experiência
e
Comunicação Científica (Artigo de Pesquisa Artigo de Revisão Ensaio Teórico)
Resumo Expandido  3 a 6 Link
(modelo)
Texto Completo 8 a 12 Link
(modelo)

1.1 Para submeter trabalho é obrigatório que todos os/as autores/as estejam devidamente inscritos no III  ETEM.

1.2 Cada participante pode ser autor/a em até 4 (quatro) trabalhos, indiferente da modalidade de texto.

1.3 Os trabalhos deverão se relacionar a um dos eixos temáticos listados a seguir:

Eixo 1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 
Eixo 2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Eixo 3 - Currículo e Educação Matemática
Eixo 4 - Educação Matemática no Ensino Superior
Eixo 5 - História da Matemática e Cultura 
Eixo 6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Eixo 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
Eixo 8 - Avaliação em Educação Matemática
Eixo 9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
Eixo 10 - Modelagem Matemática
Eixo 11 - Filosofia da Educação Matemática
Eixo 12 - Educação Estatística
Eixo 13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Eixo 14 - Didática da Matemática 
Eixo 15 - História da Educação Matemática
Eixo 16 - Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
Eixo 17 - Matemática Pura e Aplicada
Eixo 18 - Educação

1.4 O trabalho deverá estar de acordo com os templates disponíveis no site do evento, sendo o seu conteúdo de total responsabilidade de sua autoria.

1.5 Todos/as os/as autores/as devem informar o Registro ORCID iD e Link do Lattes.

1.6 A submissão do trabalho deverá ser feita exclusivamente pela página do evento, no link: https://ojs.sbemto.org/index.php/iiietem/submissions, no período 15 de junho a 15 de setembro de 2024.

1.7 No momento da submissão, deverá ser indicado o tipo de trabalho (resumo, relato de experiência ou comunicação científica) e o eixo temático a ele vinculado.

1.8 Todos/as os/as autores/as devem realizar o cadastro de inscrição no sistema, mas o envio do trabalho só será realizado por um/a autor/a.

1.9 No ato da submissão do trabalho, o/a autor/a irá fazer o upload do arquivo em formato de texto (.doc/.docx), em duas versões: cega e identificada.

1.10 Após a submissão do trabalho, não será possível alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes dos autores/as, título do trabalho e demais informações do cadastro.

1.11 Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão Científica, se reservando o direito de recomendar a publicação e apresentação do trabalho em outra modalidade e tipo diferente do qual o mesmo foi inscrito.

1.12 Serão utilizados para avaliação dos trabalhos os seguintes critérios de avaliação: relevância e pertinência do trabalho para o evento; adequação à área e à modalidade de trabalho; objetivos, fundamentos teóricos e metodológicos, e resultados/considerações consistentes; clareza, consistência e rigor na argumentação do trabalho; atendimento às normas da ABNT e do evento.

1.13 Os trabalhos aprovados serão divulgados na página do evento até o dia 31 de outubro de 2024. No entanto, após receber os pareceres dos avaliadores, será comunicado imediatamente, para os/as autores/as, a aprovação ou não via sistema.

1.14 Após a notificação de aprovação do trabalho, o/a autor/a deverá encaminhar a versão final do trabalho em formato de texto (.doc/.docx).

1.15 Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do III ETEM (ISBN) até dia 15 de novembro de 2024.

1.16 Os trabalhos aceitos para publicação nos Anais do III ETEM poderão ser submetidos para publicação em periódicos da Amazônia.

1.17 Agradecemos sua disponibilidade e nos colocamos à disposição para esclarecermos qualquer dúvida pelo e-mail etem.cientifica@gmail.com ou pelo sistema de submissão de trabalhos do evento.

Cronograma de inscrições, submissão e avaliação dos trabalhos

Atividades

Datas

Início das Inscrições no III ETEM 15/06/2024
Submissão de trabalhos 15/06 até 15/09/2024 30/09/2024
Divulgação dos trabalhos aprovados (no site) até 31/10/2024
Publicação nos Anais do III ETEM até 15/11/2024

2 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE PÔSTER

2.1 O pôster é um tipo de trabalho acadêmico apresentado de forma visual e concisa, com o objetivo de resumir pesquisas concluídas ou em andamento, projetos, experiências de práticas educativas vivenciadas ou estudos de caso, utilizando gráficos, tabelas e imagens para facilitar a compreensão e engajar o público de maneira eficiente e atraente.

2.2 Para o tipo de trabalho pôster deverá ser submetido resumo simples, conforme template.

2.3 Neste tipo de trabalho são aceitos no máximo 2 (dois/duas) autores/as.

2.4 O resumo simples deve conter a seguinte estrutura geral: título em português, no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) abaixo, indicando em rodapé suas respectivas titulações e instituições; corpo do resumo deve conter objetivo(s), metodologia, resultados e conclusões, deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, justificado, sem recuo de parágrafo. Máximo de 01 (uma) lauda, sem contar com as referências bibliográficas.

2.5 A apresentação do pôster é presencial, a ser exposto e apresentado em espaço físico e data determinada pela Coordenação Geral, conforme programação do evento.

2.6 A confecção do pôster é de responsabilidade dos/as autores/as em tamanho padrão 90x120cm, tenha moldura inferior e superior, com fio de nylon, conforme modelo de pôster para apresentação.

3 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RELATO DE EXPERIÊNCIA

3.1 O Relato de Experiência é um tipo de trabalho acadêmico que descreve e analisa práticas ou intervenção específica realizada em um contexto educacional e tem como objetivo compartilhar vivências práticas, tais como ações que tratam de prática de sala de aula, de formação de professores e de desenvolvimento de produto/recurso, refletindo sobre suas implicações e contribuindo para a disseminação de conhecimentos e práticas bem-sucedidas.

3.2 Para o tipo de trabalho Relato de Experiência poderá ser submetido resumo expandido ou texto completo, conforme templates.

3.3 Neste tipo de trabalho são aceitos no máximo 4 (quatro) autores/as.

3.4 O resumo expandido deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português, inglês e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do resumo expandido (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, relato da prática educativa vivenciada, resultados e conclusões) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) laudas.

3.5 O texto completo deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português, inglês e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do texto completo (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, relato da prática educativa vivenciada, resultados e conclusões) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 8 (oito) e máximo de 12 (doze) laudas

3.6 A apresentação do Relato de Experiência pode ser presencial ou virtual, a ser realizada em data determinada pela Coordenação Geral, conforme programação do evento. Essa indicação deverá ser feita após aprovação do trabalho.

3.7 Está disponibilizado um modelo de apresentação em PowerPoint.

4 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA

4.1 A Comunicação Científica pode ser Artigo de Pesquisa (apresenta os resultados de uma pesquisa científica concluída ou em andamento), Artigo de Revisão (sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema, também conhecido como revisão de literatura) ou Ensaio Teórico (reflexão circunstanciada, com maior liberdade por parte da autoria para defender determinada posição, que vise a aprofundar a discussão ou que apresente nova contribuição/abordagem a respeito de tema relevante).

4.2 Para o tipo de trabalho Comunicação Científica poderá ser submetido resumo expandido ou texto completo, conforme templates.

4.3 Neste tipo de trabalho são aceitos no máximo 4 (quatro) autores/as.

4.4 O resumo expandido (versando sobre resultados parciais ou finais de pesquisa, a exemplo de projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), resultados e considerações preliminares de TCC, estudos de caráter científico em andamento etc.) deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português, inglês e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do resumo expandido (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, metodologia, resultados e conclusões) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 3 (três) e máximo de 6 (seis) laudas.

4.5 O texto completo (tratando de pesquisas concluídas ou em andamento com resultados/considerações parciais concisos, sejam de natureza teórica ou empírica) deve conter a seguinte estrutura geral: título (em português, inglês e espanhol) no alto em negrito e maiúsculas; autor(es)/a(s) e respectivas instituições em uma linha abaixo; corpo do texto completo (resumo, introdução, objetivo(s), referencial teórico, metodologia, resultados e conclusões) com formatação de parágrafos com alinhamento justificado, espaçamento entre linhas 1,5 cm, entrada de parágrafo na primeira linha 1,25 cm, espaçamento entre parágrafos zero. Mínimo de 8 (oito) e máximo de 12 (doze) laudas.

4.6 A apresentação da Comunicação Científica pode ser presencial ou virtual, a ser realizada em data determinada pela Coordenação Geral, conforme programação do evento. Essa indicação deverá ser feita após aprovação do trabalho.

4.7 Está disponibilizado um modelo de apresentação em PowerPoint.

5 AMPLIAÇÃO DE TRABALHOS PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS DA AMAZÔNIA

5.1 Consoante o item 1.16 destas Normas Gerais, os trabalhos aceitos para publicação nos Anais do III ETEM poderão ser submetidos para publicação em seções especiais ou números especiais em periódicos da Amazônia (conforme item 5.2 a seguir). Para tanto:

5.1.1 O trabalho aceito deve ser apresentado no evento (apresentação presencial ou virtual);

5.1.2 O trabalho aceito deve ter seu texto ampliado para 15 (quinze) a 25 (vinte e cinco) páginas, para que possa ser reavaliado (Open Review/Avaliação Aberta) por avaliadores/revisores do periódico.

5.2 Haverá 3 (três) períodos de submissão/avaliação/publicação dos trabalhos submetidos para publicação em periódicos:

Submissão Avaliação Publicação
1 15/11 a 10/12/24 15/11 a 15/12/24 Dezembro/2024
2 11/12/24 a 10/03/25 11/12/24 a 15/04/25 Abril/2025
3 11/03 a 10/06/2025 11/03 a 15/07/25 Julho/2025

5.4 Periódicos da Amazônia, parceiros do III ETEM (até o momento):

Logo

Nome do Periódico

IES

Site

Qualis CAPES

Template

 

Areté – Revista Amazônia de Ensino de Ciências

UEA

Link

A1

Link

 

REAMEC – Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática

UFMT

Link

A4

Link

 

REMATEC – Revista Matemática, Ensino e Cultura

UFPA

Link

A4

Link

 

RPD – Revista Prática Docente

IFMT

Link

B1

Link

 

CoInspiração – Revista dos Professores que Ensinam Matemática

SBEM-MT

Link 

B1

Link 

 

ReTEM – Revista Tocantinense de Educação Matemática

SBEM-

TO

Link 

Não avaliada

Link 

 

RIEcim – Revista Interdisciplina de Ensino de Ciências e Matemática

UFNT

Link 

Não avaliada

Link 

Link 

6 ITENS PARA AVALIAÇÃO DO PÔSTER (RESUMO SIMPLES)

1. Título*

Avalie se o título expressa claramente o conteúdo do resumo. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

2. Corpo do resumo*

Verifique se o resumo evidencia o conteúdo de forma clara, seguindo as normas do evento, apresentando objetivo(s), metodologia, resultados e conclusões. Verifique também a relevância e pertinência do trabalho para o evento. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

3. Referências*

Analise se a bibliografia apresentada é coerente, atual e pertinente ao tema. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

4. Apresentação do texto*

Avalie o uso correto da língua portuguesa e das normas da ABNT. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

Comentários gerais aos autores (opcional):

Sinta-se livre para registrar comentários gerais direcionados aos autores do resumo.

Comentários do avaliador:

Parecer final (RECOMENDAÇÃO)*:
(   ) Aceitar
(   ) Correções obrigatórias
(   ) Rejeitar

Indica a ampliação deste trabalho para submissão em periódico?*:

Justifique sua resposta para comissão científica. Somente a comissão científica terá acesso a essa resposta.

7 ITENS PARA AVALIAÇÃO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA (RESUMO EXPANDIDO OU TEXTO COMPLETO)

1. Título*

Avalie se o título expressa claramente o conteúdo do relato de experiência. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

2. Resumo*

Verifique se o resumo evidencia o conteúdo do relato de experiência de forma clara, seguindo as normas do evento. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

3. Introdução*

Analise se a introdução desperta o interesse do leitor, apresenta o assunto e o contexto, justifica a escolha do tema e apresenta o(s) objetivo(s) do relato de experiência. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

4. Objetivo*

Verifique se o objetivo do relato de experiência está claro e bem definido. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

5. Referencial teórico*

Avalie se o referencial teórico é adequado para fundamentação da descrição da experiência. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

6. Relato da prática educativa vivenciada*

Avalie se a descrição do relato de experiência está adequadamente delineada e alinhada ao(s) objetivo(s) do trabalho. Verifique também a relevância e pertinência do trabalho para o evento. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

7. Resultados apresentados*

Verifique se os resultados apresentados atendem aos objetivos do relato de experiência. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

8. Conclusão*

Avalie se a conclusão ou considerações finais está coerente, clara e objetiva. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

9. Referências*

Analise se a bibliografia apresentada é coerente, atual e pertinente ao tema estudado. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

10. Apresentação do texto*

Avalie o uso correto da língua portuguesa e das normas da ABNT. Verifique a utilização das normas do evento. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

Para que tipo de trabalho este texto se adequa?
(   ) Relato de Experiência
(   ) Comunicação Científica - Artigo de Pesquisa
(   ) Comunicação Científica - Artigo de Revisão
(   ) Comunicação Científica - Ensaio Teórico

Comentários gerais aos autores (opcional):

Sinta-se livre para registrar comentários gerais direcionados aos autores do relato de experiência.

Comentários do avaliador:

Indica a ampliação deste trabalho para submissão em periódico?*:

Justifique sua resposta para a comissão científica. Somente a comissão científica terá acesso a essa resposta.

Parecer final (RECOMENDAÇÃO)*:
(   ) Aceitar
(   ) Correções obrigatórias
(   ) Rejeitar

8 ITENS PARA AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA (RESUMO EXPANDIDO OU TEXTO COMPLETO)

1. T´ítulo

Avalie se o título expressa claramente o conteúdo do trabalho. Registre seus comentárioTítulo*s detalhadamente.

Comentários do avaliador:

2. Resumo*

Verifique se o resumo evidencia o conteúdo do trabalho de forma clara, seguindo as normas do evento. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

3. Introdução*

Analise se a introdução desperta o interesse do leitor, apresenta o assunto e o contexto, justifica a escolha do tema e apresenta o(s) objetivo(s) do trabalho. Verifique também a relevância e pertinência do trabalho para o evento.Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

4. Objetivo*

Verifique se o objetivo do trabalho está claro e bem definido. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

5. Referencial teórico*

Avalie se o referencial teórico é adequado. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

6. Metodologia da pesquisa*

Avalie se a metodologia está adequadamente delineada e alinhada ao(s) objetivo(s) do trabalho. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

7. Análise da pesquisa*

Verifique se há uma descrição detalhada do processo de análise, incluindo o método utilizado e outras informações que demonstrem a abordagem científica na análise das informações da pesquisa. 

Comentários do avaliador:

8. Resultados apresentados*

Verifique se os resultados apresentados atendem aos objetivos do artigo. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

9. Conclusão*

Avalie se a conclusão é coerente, clara e objetiva. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

10. Referências*

Analise se a bibliografia apresentada é coerente, atual e pertinente ao tema estudado. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

11. Profundidade da abordagem*

Verifique se o trabalho contribui cientificamente para o conhecimento do tema estudado e se o assunto é inovador e relevante. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

12. Apresentação do texto*

Avalie o uso correto da língua portuguesa e das normas da ABNT. Registre seus comentários detalhadamente.

Comentários do avaliador:

Para que tipo de trabalho este texto se adequa?
(   ) Relato de Experiência
(   ) Comunicação Científica - Artigo de Pesquisa
(   ) Comunicação Científica - Artigo de Revisão
(   ) Comunicação Científica - Ensaio Teórico

Comentários gerais aos autores (opcional):

Sinta-se livre para registrar comentários gerais direcionados aos autores do manuscrito.

Comentários do avaliador:

Parecer final (RECOMENDAÇÃO)*:
(   ) Aceitar
(   ) Correções obrigatórias
(   ) Rejeitar

Indica a ampliação deste trabalho para submissão em periódico?*:

Justifique sua resposta para a comissão científica. Somente a comissão científica terá acesso a essa resposta.

Eixo 1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ementa: A proposição neste eixo é de suscitar discussões e fomentar a propagação de pesquisas correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — incorporando as Unidades Temáticas previstas na Base Nacional Comum curricular (BNCC): Números, Álgebra, Geometría, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade

Eixo 2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Ementa: Este eixo tem como foco investigações e debates - teóricos e práticos - sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis e modalidades educacionais, compreendendo questões que envolvem conceitos matemáticos, metodologias de ensino, recursos didáticos e avaliação.

Eixo 3 - Currículo e Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem como foco discutir sobre o currículo nas suas várias dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, busca-se discutir os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a educação de jovens e adultos, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade.

Eixo 4 - Educação Matemática no Ensino Superior

Ementa: Este eixo tem como objetivo discutir e divulgar pesquisas relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática no Ensino Superior. Dentre seus objetos de pesquisa destacamos: a formação inicial e continuada de professores de Matemática; materiais didáticos, novas tecnologias de ensino, estratégias didáticas, práticas pedagógicas e abordagens alternativas para o ensino de conceitos em cursos superiores da área de matemática e de cursos nos quais a matemática é disciplina de serviço.

Eixo 5 - História da Matemática e Cultura

Ementa: Este eixo caracteriza-se pela discussão e divulgação de investigações nas vertentes da História da Matemática e do Programa Etnomatemática. No que tange às investigações em História da Matemática, busca-se promover interfaces entre as diversas fontes de pesquisa e o olhar atento dos historiadores, buscando reflexões que passam pelo significado da construção de uma perspectiva histórica para a Matemática. Dentro do Programa Etnomatemática procura-se dialogar com a cultura e com a produção, geração, institucionalização e difusão do conhecimento, relacionados às diferentes formas de contar, classificar, ordenar, localizar, modelar, explicar e inferir em diferentes contextos culturais, no sentido de romper com os paradigmas clássicos de educação.

Eixo 6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância

Ementa: Neste eixo aborda-se temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.

Eixo 7 - Formação de professores que ensinam Matemática

Ementa: Este eixo tem por escopo a pesquisa sobre a formação inicial ou continuada, bem como outros processos constitutivos da docência, de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente.

Eixo 8 - Avaliação em Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem como foco de debate, no âmbito da Educação Matemática, temas relacionados à avaliação da aprendizagem em matemática nos diferentes níveis de ensino, instrumentos avaliativos, avaliações em larga escala (Prova Brasil, SAEB, PISA, ENEM, etc.), avaliação em matemática e formação de professores e outros desdobramentos que envolvem a avaliação e a educação matemática.

Eixo 9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

Ementa: Este eixo considera que os aspectos linguísticos e cognitivos dos processos da Educação Matemática são de essencial interesse para os profissionais da área, professores e pesquisadores. Esses aspectos se referem à própria organização de teorias e modelos explicativos de tais processos. Neste eixo são acolhidas pesquisas de diferentes filiações teóricas e opções metodológicas, que gera discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática em contextos diversos, com destaque para os escolares, sempre considerando os processos cognitivos e linguísticos que constituem essas instâncias.

Eixo 10 - Modelagem Matemática'

Ementa: Este eixo tem como foco a discussão de pesquisas que versam sobre a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com interseções com outras tendências em Educação Matemática, como Tecnologias da Informação e Comunicação, Etnomatemática, Formação de Professores, dentre outras.

Eixo 11 - Filosofia da Educação Matemática

Ementa: Neste eixo aborda-se temas concernentes à Filosofia contemplados na dimensão da Educação Matemática. Por isso, o principal objetivo é reunir investigações, estudos, vivências, discussões, temas e debates que tratem da matemática, de seu ensino e dos processos de educação na perspectiva da epistemologia, da ontologia e da axiologia. Neste eixo incluem pesquisas de História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.

Eixo 12 - Educação Estatística

Ementa: Este eixo abarcam pesquisas que buscam compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino-aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico. Para tal, a Educação Estatística utiliza-se de recursos teórico-metodológicos de outras áreas, como Educação Matemática, Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Matemática, além da própria Estatística.

Eixo 13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática

Ementa: Este eixo tem como objetivo agregar pesquisas sobre as teorias e práticas de ensino e aprendizagem de matemática que valorizam as diferenças em uma perspectiva inclusiva. E ainda, pesquisas que são desenvolvidas em contextos de educação formal, informal e não-formal em articulação com questões sociais, políticas, histórico-culturais, metodológicas, pedagógicas, filosóficas e epistemológicas.

Eixo 14 - Didática da Matemática

Ementa: Este eixo tem por objetivo fomentar o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central. Contempla essa dimensão o arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, da Teoria Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras. Neste eixo pode-se discutir pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino, bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Também estão incluídas entre as temáticas de interesse deste eixo o lugar e o papel dos recursos didáticos em processos de ensino e aprendizagem de Matemática.

Eixo 15 - História da Educação Matemática

Ementa: Este eixo busca promover a discussão de diferentes aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática numa perspectiva histórica. Entendendo a história da educação matemática como uma forma de conhecimento fundamental para a Educação Matemática, o eixo tem como objetivos discutir e fazer avançar as investigações que tratam dos modos como, situados num tempo e espaço, diferentes formas de aprender e ensinar Matemática ocorreram, em meio a mudanças e permanências, em diferentes níveis de ensino.

Eixo 16 - Educação Matemática com Pessoas Jovens, Adultas e Idosas

Ementa: Este eixo tem como objetivo discutir as práticas, desafios e inovações no ensino e na aprendizagem da Matemática para pessoas jovens, adultas e idosas. Este eixo acolhe trabalhos que investiguem metodologias pedagógicas inclusivas, desenvolvimento de materiais didáticos específicos, políticas públicas, formação de educadores para essa faixa etária, bem como estudos sobre a motivação, expectativas e necessidades desses alunos. São incentivadas pesquisas que contribuam para a compreensão e melhoria das práticas educacionais voltadas a promover a alfabetização matemática, a inclusão digital e a valorização do conhecimento matemático ao longo da vida, garantindo o direito à educação de qualidade para todas as idades.

Eixo 17 - Matemática Pura e Aplicada

Ementa: Este eixo tem como objetivo promover a discussão e a disseminação de avanços teóricos e práticos em diversas áreas da matemática. Este eixo abarca trabalhos que abordem temas como teoria dos números, álgebra, geometria, análise matemática, lógica, topologia, bem como aplicações dessas áreas em problemas reais, incluindo modelagem matemática, otimização, estatística, análise numérica e matemática computacional. Espera-se que as discussões promovam uma troca rica de ideias que contribua para o desenvolvimento e a aplicação da matemática em contextos multidisciplinares, favorecendo a inovação e a solução de problemas complexos.

Eixo 18 - Educação

Ementa: O eixo "Educação" tem como objetivo fomentar a discussão e a disseminação de pesquisas e práticas inovadoras que abordem os desafios contemporâneos da educação em seus diversos níveis e contextos. Este eixo acolhe trabalhos que examinem teorias pedagógicas, políticas educacionais, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional de educadores, além de estudos sobre a integração de tecnologias no ensino. Também são bem-vindas pesquisas que explorem a educação inclusiva, a gestão escolar, a educação ambiental, a educação para a cidadania e a educação comparada. Estudos que visem a melhoria da qualidade educacional e a promoção de práticas educativas mais eficazes e equitativas serão discutidos, contribuindo para o avanço do conhecimento e a transformação das práticas educacionais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.