EIXOS
As atividades do III ETEM são estruturadas em torno de 18 (dezoito) eixos temáticos, alinhados com os Grupos de Trabalho (GTs) da Sociedade Brasileira em Educação Matemática (SBEM). Esta organização estratégica visa fomentar discussões e debates abrangentes sobre os diversos aspectos que constituem o campo da Educação Matemática.
Eixo 1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Ementa: A proposição neste eixo é de suscitar discussões e fomentar a propagação de pesquisas correlatas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) — incorporando as Unidades Temáticas previstas na Base Nacional Comum curricular (BNCC): Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas e Estatística e Probabilidade.
Eixo 2 - Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Ementa: Este eixo tem como foco investigações e debates - teóricos e práticos - sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática nos diferentes níveis e modalidades educacionais, compreendendo questões que envolvem conceitos matemáticos, metodologias de ensino, recursos didáticos e avaliação.
Eixo 3 - Currículo e Educação Matemática
Ementa: Este eixo tem como foco discutir sobre o currículo nas suas várias dimensões: as prescrições no âmbito dos governos, os materiais curriculares produzidos para o ensino, os planejamentos construídos no contexto das instituições, as políticas públicas relativas ao desenvolvimento curricular, as ações desenvolvidas em espaços formativos e as avaliações, em suas variadas formas, entre outras. No âmbito dos estudos sobre Currículo e Educação Matemática, busca-se discutir os papéis e os efeitos da Educação Matemática nas diferentes modalidades de ensino – como o integrado à educação profissional, a EJA, a educação do campo, a educação escolar indígena, a educação escolar quilombola, entre outras – e nas diferentes etapas da escolaridade.
Eixo 4 - Educação Matemática no Ensino Superior
Ementa: Este eixo tem como objetivo discutir e divulgar pesquisas relacionadas à aprendizagem e ao ensino de Matemática no Ensino Superior. Dentre seus objetos de pesquisa destacamos: a formação inicial e continuada de professores de Matemática; materiais didáticos, novas tecnologias de ensino, estratégias didáticas, práticas pedagógicas e abordagens alternativas para o ensino de conceitos em cursos superiores da área de Matemática e de cursos nos quais a Matemática é disciplina de serviço.
Eixo 5 - História da Matemática e Cultura
Ementa: Este eixo caracteriza-se pela discussão e divulgação de investigações nas vertentes da História da Matemática e do Programa Etnomatemática. No que tange às investigações em História da Matemática, busca-se promover interfaces entre as diversas fontes de pesquisa e o olhar atento dos historiadores, buscando reflexões que passam pelo significado da construção de uma perspectiva histórica para a Matemática. Dentro do Programa Etnomatemática procura-se dialogar com a cultura e com a produção, geração, institucionalização e difusão do conhecimento, relacionados às diferentes formas de contar, classificar, ordenar, localizar, modelar, explicar e inferir em diferentes contextos culturais, no sentido de romper com os paradigmas clássicos de educação.
Eixo 6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância
Ementa: Neste eixo aborda-se temas emergentes da Educação Matemática relacionados ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), assim como à Educação a Distância. Objetiva-se discutir pesquisas que abordem a Matemática, seu ensino e aprendizagem, seus processos de educação, além daquelas que estabeleçam vínculos com o uso de tecnologia digitais e/ou Educação a Distância.
Eixo 7 - Formação de Professores que Ensinam Matemática
Ementa: Este eixo tem por escopo a pesquisa sobre a formação inicial ou continuada, bem como outros processos constitutivos da docência, de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente.
Eixo 8 - Avaliação em Educação Matemática
Ementa: Este eixo tem como foco de debate, no âmbito da Educação Matemática, temas relacionados à avaliação da aprendizagem em Matemática nos diferentes níveis de ensino, instrumentos avaliativos, avaliações em larga escala (Prova Brasil, SAEB, PISA, ENEM etc.), avaliação em Matemática e formação de professores e outros desdobramentos que envolvem a avaliação e a Educação Matemática.
Eixo 9 - Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
Ementa: Este eixo considera que os aspectos linguísticos e cognitivos dos processos da Educação Matemática são de essencial interesse para os profissionais da área, professores e pesquisadores; se referem à própria organização de teorias e modelos explicativos de tais processos. Neste eixo são acolhidas pesquisas de diferentes filiações teóricas e opções metodológicas, que geram discussões sobre o ensino e a aprendizagem da Matemática em contextos diversos, com destaque para os escolares, sempre considerando os processos cognitivos e linguísticos que constituem essas instâncias.
Eixo 10 - Modelagem Matemática
Ementa: Este eixo tem como foco a discussão de pesquisas que versam sobre a Modelagem na perspectiva da Educação Matemática nos diferentes níveis e modalidades de ensino, com interseções com outras tendências em Educação Matemática, como Tecnologias da Informação e Comunicação, Etnomatemática, Formação de Professores, dentre outras.
Eixo 11 - Filosofia da Educação Matemática
Ementa: Neste eixo aborda-se temas concernentes à Filosofia contemplados na dimensão da Educação Matemática. Por isso, o principal objetivo é reunir investigações, estudos, vivências, discussões, temas e debates que tratem da Matemática, de seu ensino e dos processos de educação na perspectiva da epistemologia, da ontologia e da axiologia. Neste eixo incluem pesquisas de História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática.
Eixo 12 - Educação Estatística
Ementa: Este eixo abarca pesquisas que buscam compreender como as pessoas ensinam e aprendem Estatística, o que envolve os aspectos cognitivos e afetivos do ensino e da aprendizagem, além da epistemologia dos conceitos estatísticos e o desenvolvimento de métodos e materiais de ensino etc., visando o desenvolvimento do letramento estatístico. Para tal, a Educação Estatística utiliza-se de recursos teórico-metodológicos de outras áreas, como Educação Matemática, Psicologia, Pedagogia, Filosofia e Matemática, além da própria Estatística.
Eixo 13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática
Ementa: Este eixo tem como objetivo agregar pesquisas sobre as teorias e práticas de ensino e aprendizagem de Matemática que valorizam as diferenças em uma perspectiva inclusiva. E ainda, pesquisas que são desenvolvidas em contextos de educação formal, informal e não-formal em articulação com questões sociais, políticas, histórico-culturais, metodológicas, pedagógicas, filosóficas e epistemológicas.
Eixo 14 - Didática da Matemática
Ementa: Este eixo tem por objetivo fomentar o debate científico e a divulgação de investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central. Contempla essa dimensão o arcabouço teórico metodológico de Teorias como a das Situações Didáticas, a dos Campos Conceituais, da Teoria Antropológica do Didático, os Registros de Representação Semiótica, a Engenharia Didática, as Abordagens Instrumental e Documental, entre outras. Neste eixo pode-se discutir pesquisas realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino, bem como estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Também estão incluídas entre as temáticas de interesse deste eixo o lugar e o papel dos recursos didáticos em processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
Eixo 15 - História da Educação Matemática
Ementa: Este eixo busca promover a discussão de diferentes aspectos dos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática numa perspectiva histórica. Entendendo a história da educação matemática como uma forma de conhecimento fundamental para a Educação Matemática, o eixo tem como objetivos discutir e fazer avançar as investigações que tratam dos modos como, situados num tempo e espaço, diferentes formas de aprender e ensinar Matemática ocorreram, em meio a mudanças e permanências, em diferentes níveis de ensino.
Eixo 16 - Educação Matemática com pessoas Jovens, Adultas e Idosas
Ementa: Este eixo tem como objetivo discutir as práticas, desafios e inovações no ensino e na aprendizagem da Matemática para pessoas jovens, adultas e idosas. Este eixo acolhe trabalhos que investiguem metodologias pedagógicas inclusivas, desenvolvimento de materiais didáticos específicos, políticas públicas, formação de educadores para essa faixa etária, bem como estudos sobre a motivação, expectativas e necessidades desses alunos. São incentivadas pesquisas que contribuam para a compreensão e melhoria das práticas educacionais voltadas a promover a alfabetização matemática, a inclusão digital e a valorização do conhecimento matemático ao longo da vida, garantindo o direito à educação de qualidade para todas as idades.
Eixo 17 - Matemática Pura e Aplicada
Ementa: Este eixo tem como objetivo promover a discussão e a disseminação de avanços teóricos e práticos em diversas áreas da matemática. Este eixo abarca trabalhos que abordem temas como teoria dos números, álgebra, geometria, análise matemática, lógica, topologia, bem como aplicações dessas áreas em problemas reais, incluindo modelagem matemática, otimização, estatística, análise numérica e matemática computacional. Espera-se que as discussões promovam uma troca rica de ideias que contribua para o desenvolvimento e a aplicação da matemática em contextos multidisciplinares, favorecendo a inovação e a solução de problemas complexos.
Eixo 18 - Educação
Ementa: O eixo "Educação" tem como objetivo fomentar a discussão e a disseminação de pesquisas e práticas inovadoras que abordem os desafios contemporâneos da educação em seus diversos níveis e contextos. Este eixo acolhe trabalhos que examinem teorias pedagógicas, políticas educacionais, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, formação e desenvolvimento profissional de educadores, além de estudos sobre a integração de tecnologias no ensino. Também são bem-vindas pesquisas que explorem a educação inclusiva, a gestão escolar, a educação ambiental, a educação para a cidadania e a educação comparada. Estudos que visem a melhoria da qualidade educacional e a promoção de práticas educativas mais eficazes e equitativas serão discutidos, contribuindo para o avanço do conhecimento e a transformação das práticas educacionais.