TEMA: A formação e o trabalho do professor-pesquisador
em Educação Matemática
O III ETEM – Encontro Tocantinense de Educação Matemática ocorrerá de 12 a 16 de novembro de 2024, iniciando na noite do dia 12 e encerrando na manhã do dia 16. O evento, com duração de cinco dias, abrange a área de conhecimento do Ensino de Ciências e Matemática. Realizado na Universidade Federal do Tocantins (UFT) - Câmpus de Arraias, situada na Rua Juraildes de Sena e Abreu, s/n°, Setor Buritizinho, em Arraias, Tocantins, o ETEM acontece trienalmente e terá uma modalidade semipresencial nesta edição.
Público-alvo:
- Estudantes e graduados em Matemática;
- Estudantes e graduados em Pedagogia;
- Estudantes e graduados em Educação do Campo;
- Estudantes e graduados em Educação Intercultural Indígena;
- Formadores de professores que ensinam Matemática nos cursos de Matemática e Pedagogia;
- Pesquisadores e estudantes de pós-graduação em Educação Matemática.
Finalidade do Evento
O III ETEM tem como objetivo principal promover a divulgação de estudos, pesquisas e experiências práticas no campo da Educação Matemática, com ênfase na formação e no trabalho do/a professor/a-pesquisador/a, incentivando a integração entre docentes, pesquisadores e discentes de pós-graduação. Especificamente, o evento visa promover o desenvolvimento profissional dos/as professores/as de Matemática e dos professores que ensinam Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior; Apresentar e reflerir sobre inovações pedagógicas com a utilização de novas metodologias de ensino e aprendizagem, que também consideram o contexto da Amazônia Legal. Neste sentido, visa melhorar a qualidade da Educação Matemática no Estado do Tocantins e criar um espaço de diálogo e envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação.

O III ETEM também promove a troca, a inovação e a geração de conhecimentos e cria um ambiente colaborativo à pesquisa em Educação Matemática. O evento incentiva a reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas, explora novas abordagens integradas ao currículo e à sala de aula, e promove a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica nacional. Alinhando-se assim às diretrizes do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e às necessidades institucionais, o III ETEM integra os cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia e Educação do Campo localizados no Tocantins e região.

O evento fortalece e impulsiona a cooperação científico-acadêmica e parcerias entre os programas de pós-graduação (PPG) na área de Ensino, especialmente o PPG em Educação Matemática (PPGEMaT/UFT) - proposta de APCN em avaliação pela CAPES - com o PPG em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim/UFNT), o PPG em Ensino de Ciências e Saúde (PPGCS/UFT), o PPG em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e outros PPG que terão docentes, discentes e egressos participando do evento.
Histórico de Eventos Anteriores
O I ETEM, com o tema “O professor de Matemática e os desafios de sua profissão no século XXI”, ocorreu na cidade de Palmas, TO, no período de 04 a 07/02/2004, no qual realizou-se palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, lançamento de livros, relato de experiências, com participação de cerca de 200 pessoas (docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, estudantes de graduação e pós-graduação).

O II ETEM, com o tema “Formação, conhecimentos, saberes, práticas e desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática em contextos de reformas e da pandemia da Covid-19”, foi realizado de 9 a 13 de agosto de 2021, concomitantemente com o I FTPEM - Fórum Tocantinense de Formação Inicial de Professores de Matemática. Organizado pela SBEM-TO, contou com a colaboração de professores/as das instituições de ensino superior públicas do Tocantins (UFT, UFNT, IFTO e Unitins) e contou com mais de 120 inscritos. O evento também atraiu participantes dos seguintes estados brasileiros: Tocantins, Goiás, Pará, Maranhão, Piauí, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina, Paraná e Bahia.

Nos eventos anteriores, o ETEM consolidou-se como um encontro acadêmico e científico importante para a comunidade de Educação Matemática do Tocantins, atraindo participantes de várias partes do Brasil. O ETEM proporciona impacto e relevância para a sociedade, contribui para a regionalização e nacionalização das ações no âmbito da formação de professores.

As edições anteriores foram marcadas por intensa participação de professores/as, pesquisadores/as e estudantes de graduação e pós-graduação, resultando em ricas trocas de experiências, estabelecimento de colaborações e avanços significativos na pesquisa e prática em Educação Matemática. Este histórico reforça a relevância do evento como um encontro fundamental e essencial para o avanço da Educação Matemática no Tocantins e região, justificando seu suporte contínuo e investimento para alcançar um impacto ainda maior.
Justificativa de Apoio
Contando com 2 conferências, 4 palestras, 10 mesas redondas e apresentações de comunicações científica, relatos de experiências, pôsteres e outras atividades científicas e culturais em torno de 15 eixos temáticos, o apoio ao III ETEM contribui para a elevação da qualidade da pós-graduação em Educação Matemática na região e no país.

O III ETEM fortalece a Rede Tocantinense de Educação Matemática (REDUMAT) - rede de colaboração entre instituições de ensino e pesquisa do Tocantins e região - o que potencializa o impacto social e acadêmico de suas atividades. A REDUMAT se constitui numa ação de cooperação entre as IES do Tocantins, tendo a Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional Tocantins (SBEM-TO) - como articuladora e promotora desta integração entre os/as pesquisadores/as em Educação Matemática do estado e região.

O suporte ao III ETEM é uma oportunidade estratégica para impulsionar a divulgação de pesquisas em Educação Matemática na região, que integra a Amazônia Legal, atendendo a uma necessidade de desenvolvimento profissional e inovação pedagógica por parte dos/as professores/as que ensinam matemática.

O III ETEM amplia o diálogo não apenas entre os programas de pós-graduação na área de Ensino de Ciências e Matemática, mas também com programas de outras áreas, incluindo o PROFMAT, o programa de Doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), o PPGECEM/REAMEC e os PPG em Educação da UFT e de outras IES. Essa abordagem enfatiza a interdisciplinaridade e contribui para enriquecer as pesquisas em Educação Matemática com diversas perspectivas.

O III ETEM está em consonância com o PDI e com as políticas de pós-graduação da UFT (local que sediará o evento), em várias ações previstas nesses documentos, e está comprometido com a promoção dos ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10 e 16. Além disso, o evento ocorrerá em Arraias, interior do Tocantins, Região Norte, e contribuirá para o enfrentamento às assimetrias relativas à pós-graduação.
Contribuição para Profissionais Envolvidos no Evento
O III ETEM oferecerá aos professores/as, pesquisadores/as, estudantes de graduação e pós-graduação um momento de formação e de estímulo ao desenvolvimento profissional, acesso às várias tendências e pesquisas em Educação Matemática, e oportunidades para apresentar trabalhos científicos e compartilhar experiências. O evento também estimula a participação de professores da Educação Básica com vistas a promover a formação do professor-pesquisador de sua própria prática.

Participar do III ETEM permitirá aos profissionais e pesquisadores não apenas compartilhar seus conhecimentos, mas também expandir suas redes de contato e colaboração com colegas de diversas áreas e especialidades no campo da Educação Matemática, com vistas a melhorias dos processos de ensino e de aprendizagens de Matemática, tanto na Educação Básica como no Ensino Superior, e nas transformações necessárias no âmbito da formação inicial e continuada de professores/as.

Para os estudantes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, o III ETEM representa uma oportunidade significativa de imersão no campo acadêmico-profissional, permitindo-lhes conhecer os pesquisadores/as experientes no campo da Educação Matemática e participar de discussões acadêmicas de alto nível. A participação no III ETEM pode inspirar os participantes a adotarem práticas inovadoras em suas próprias salas de aula e projetos de pesquisa, contribuindo assim para o desenvolvimento de práticas e atitudes interdisciplinares.

Serão ofertadas 50 vagas de inscrições gratuitas para estudantes de graduação que comprovem a participação em programas de permanência em instituições de ensino superior. Além disso, como estímulo à participação de estudantes de graduação e de pós-graduação, as taxas de inscrição para esse público são relativamente baixas, considerando as refeições, alojamentos e hospedagens que o evento pretende oferecer aos inscritos e toda a programação diversificada com atividades acadêmicas, científicas e culturais.