PIBID de Matemática: Algumas Experiências no Colégio Silvandira
Palavras-chave:
PIBID, Matemática, Escola Pública, Fomação de professoresResumo
Neste trabalho, apresentamos algumas das ações do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de matemática da UFNT, em uma escola pública estadual no município de Araguaína/TO, cujo objetivo foi auxiliar estudantes na aprendizagem de matemática. A metodologia fundamenta-se aos moldes da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação com enfoque participativo. Tal estudo se baseia em um relato dos episódios vivenciados pelos pibidianos transcritos de registros de caderno de bordo, registros videofotográficos e pesquisa. Contemplando a formação dos envolvidos, especificamente ao que tange ao compromisso do professor com a educação e a interação no processo de ensino, os resultados deste trabalho apontam que podemos trabalhar com o ensino de matemática a partir das metodologias ativas. Desta forma, temos a proposta de continuar os estudos e pesquisas nesse âmbito, com o intuito de fazer o levantamento e o desenvolvimento de atividades que possam colaborar ainda mais com a aprendizagem dos estudantes.
Referências
FLORESTAN, Fernandes. O desafio educacional. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
FONSECA, Adriano. SOUSA, Janderson Vieira de. Laboratório de ensino de matemática: experimentos e discussões. Palmas, Universidade Federal do Tocantins. EDUFT, 2016.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. 9º reimp. Belo Horizonte, Autêntica: 2005.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez. 2000.
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 62 PDF downloads: 100 e-Pôster downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jeane Fernandes Barbosa, Gabriela Silva Vasque, Thayson Araújo Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.