Contribuições do LEM na Formação inicial em atividades de estágio supervisionado e Residência Pedagógica

Autores

  • Tainan Gonçalves de Souza tainangoncalvesdesouza@gmail.com
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Ivo Pereira da Silva prof.ivo@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Janeisi de Lima Meira janeisi@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino Matemática, Residência Pedagógica , Ensino de Matemática, Educação básica

Resumo

O presente resumo tem por objetivo mostrar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (RP) e o Laboratório de Educação Matemática (LEM) do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Arraias. A experiência desenvolvida em sala de aula contou com o uso do LEM no desenvolvimento de algumas atividades durante as intervenções do programa residência na Escola Estadual David Aires Franca. Pensando nisso, o referencial deste trabalho é composto por Bona e Basso (2013); De Melo (2012); Domingues, Da Costa Gregorio e Da Costa (2020); Da Fonseca (2020); Lorenzato (2006) e Santos (2022) com a finalidade de explicar sobre a função do RP e do LEM e como os materiais didáticos foram uteis para ensinar matemática a estudantes da Educação Básica.

Referências

BONA, Aline Silva De; BASSO, Marcus Vinicius de Azevedo. Portfólio de Matemática: um instrumento de análise do processo de aprendizagem. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 27, p. 399-416, 2013.

DE MELO, Severino Barros; HOLANDA, Dorghisllany Souza. Gincana de matemática: uma alternativa como metodologia de ensino e como instrumento de avaliação. 2012

DE MELO, Severino Barros; HOLANDA, Dorghisllany Souza. Gincana de Matemática: uma alternativa à prática docente no contexto do PIBID. 2012.

DOMINGUES, Jonathan Machado; DA COSTA GREGORIO, Janine Marques; DA COSTA, David Antonio. Matemática a ensinar e matemática para ensinar fração: algumas considerações das produções de Bezerra. Caminhos da Educação Matemática em Revista (Online), v. 10, n. 3, p. 3-18, 2020.

DA FONSECA, Deborah Oliveira; GUALANDI, Jorge Henrique. O laboratório de Ensino de matemática (LEM) na Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 7, n. 2, p. 82-100, 2020.

FIORENTINI, Dario et al. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. Boletim da SBEM-SP, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.

LORENZATO, Sergio(org). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

MORESI, Eduardo et al. Metodologia da pesquisa. Brasília: Universidade Católica de Brasília, v. 108, n. 24, p. 5, 2003.

SANTOS, Edilene Simões Costa dos; FRANÇA, Denise Medina; RAMIRES, Késia. Saberes de referência para a docência mobilizados com um dispositivo didático para o ensino de fração. 2022.

Publicado

2023-08-16

Métricas


Visualizações do artigo: 33     PDF downloads: 56 e-Pôster downloads: 0

Como Citar

Souza, T. G. de, Silva , I. P. da, & Meira , J. de L. (2023). Contribuições do LEM na Formação inicial em atividades de estágio supervisionado e Residência Pedagógica. II FTPEM - Fórum Tocantinense De Formação De Professores Que Ensinam Matemática, 1(1), 1–5. Recuperado de https://ojs.sbemto.org/index.php/FTPEM/article/view/24

Edição

Seção

Relato de Experiência