A Matemática dos esportes: relato de uma aula prática com o uso do Basquete para trabalhar o conceito de equações do 2º grau

Autores

  • Kizzy Freitas Moreira Saraiva kizzyfreitas@gmail.com
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Janeisi de Lima Meira janeisi@uft.edu.br
    Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Esportes, Cotidiano

Resumo

Este trabalho trata de uma pesquisa que tem como objetivo justificar a importância da utilização de práticas esportivas nas aulas de Matemática, tendo em vista a dificuldade que os alunos apresentam na disciplina, através de uma aula em que foi utilizado o Basquete para abordar conceitos de Equações do 2º grau, especificamente gráficos e trajetórias. O mesmo trata de uma pesquisa aplicada, quanto a abordagem do problema, classifica-se como qualitativa, quanto aos seus objetivos é definida como exploratório. A pesquisa foi realizada no Colégio ULBRA Palmas, situada na cidade de Palmas – TO, com 32 alunos da turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Tendo em vista a dificuldade de aprendizagem da Matemática, historicamente apresentada por alunos, este aborda uma forma diferente para se trabalhar Matemática, optou-se pelo uso de esportes, pois pode ser utilizada a prática aliada a vivência cotidiana. O mesmo se dividiu em quatro etapas, sendo a primeira o levantamento bibliográfico acerca do tema esporte e Matemática, a segunda etapa tratou do planejamento da aula, na terceira etapa foi realizada a aula prática, na quadra de esportes da escola e para finalizar, na quarta etapa, em sala de aula, os alunos e professora discutiram sobre a prática realizada. Como resultado, foi possível perceber que a prática foi bem benéfica, pois os alunos interagiram bastante no jogo de basquete e também durante a discussão pós jogo, relataram que ficou mais fácil fazer a ligação da teoria estudada em sala com o seu cotidiano.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - Gestar II. Matemática: Caderno de Teoria e Prática 2 - TP2: matemática nos esportes e no seguro. Brasília: MEC/SEF, 2008. 248 p.

GONTIJO, C. H. Criatividade em Matemática: identificação e promoção de talentos criativos Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 32, núm. 2, 2007, pp. 481-494 Universidade Federal de Santa Maria Santa Maria, RS, Brasil. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=117117241014 . Acesso em: 20 jul. 2023.

SANTOS, L.M.M. dos; BISOGNIN, V. Experiências por meio da modelagem matemática na educação fundamental. In: BARBOSA, J.C.; CALDEIRA, A.D.; ARAÚJO, J.L. Modelagem Matemática na Educação Brasileira: pesquisas e práticas educacionais. SBEM, 2007, p. 99-114.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3ª ed. revisada e atualizada. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Laboratório de Ensino a Distância. 2005.

Publicado

2023-08-16

Métricas


Visualizações do artigo: 150     PDF downloads: 273 e-Pôster downloads: 0

Como Citar

Saraiva, K. F. M., & Meira, J. de L. (2023). A Matemática dos esportes: relato de uma aula prática com o uso do Basquete para trabalhar o conceito de equações do 2º grau . II FTPEM - Fórum Tocantinense De Formação De Professores Que Ensinam Matemática, 1(1), 1–5. Recuperado de https://ojs.sbemto.org/index.php/FTPEM/article/view/22

Edição

Seção

Relato de Experiência