Reflexões sobre a Aprendizagem: Um Relato de Experiência Sobre os Estímulos e Desempenho nas Práticas Matemáticas

Autores

  • Lorena Vitória da Silva lorena.vitoria@mail.uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Rebeca Oliveira Soares rebeca.soares@uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • João Nicolas Ferreira dos Santos joao.nicolas@uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Nayara Pires nayarapyres.np@gmail.com
    Colégio da Polícia Militar do Tocantins Doutor José Aluísio da Silva Luz

Palavras-chave:

Matemática, Aprendizagem Significativa, Análise

Resumo

Este trabalho discorre sobre um relato de experiência vivenciado pelos acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins em parceria com o Colégio Militar do Estado do Tocantins Dr. José Aluísio da Silva Luz, uma das escolas atendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Matemática. Por meio de uma atividade diagnóstica realizada com estudantes do 2º ano do Ensino Médio, identificamos dificuldades, desmotivação e preocupação com as notas, o que suscitou questionamentos sobre a motivação e a compreensão dos conceitos matemáticos. Destacamos as limitações das avaliações niveladoras e a importância da aprendizagem significativa e contextualizada. Também enfatizamos a necessidade de uma educação inclusiva e abordamos a problemática da segregação de alunos com dificuldades de aprendizagem ou deficiência intelectual. Como proposta de melhoria, sugere-se repensar as práticas de avaliação, adotar abordagens pedagógicas inclusivas e planejar sequências didáticas considerando essas questões.

Referências

BARREIRO, Mateus Freitas; CARVALHO, Alonso Bezerra; FURLAN, Marta Regina. A arte e o afeto na inclusão escolar: Potência e o pensamento não representativo. Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 517-534, 2018.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, Arte e Invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, 2001.

LANUTI, José Eduardo de Oliveira Evangelista; MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ressignificar o Ensino e a Aprendizagem a partir da Filosofia da Diferença. Revista Celei: Poliphonia, Chile, v. 2, n. 1, p. 119-129, 23 fev. 2018. Semestral

RUPPEL, Cristiane; HANSEL, Ana Flávia; RIBEIRO, Lucimare. Vygotsky e a Defectologia: Contribuições para a educação dos estudantes com deficiência nos dias atuais. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 8, n. 1, p. 11-24, 2021.

Publicado

2023-08-16

Métricas


Visualizações do artigo: 38     PDF downloads: 144 e-Pôster downloads: 0

Como Citar

Silva, L. V. da, Soares, R. O., Santos, J. N. F. dos, & Pires, N. (2023). Reflexões sobre a Aprendizagem: Um Relato de Experiência Sobre os Estímulos e Desempenho nas Práticas Matemáticas. II FTPEM - Fórum Tocantinense De Formação De Professores Que Ensinam Matemática, 1(1), 1–7. Recuperado de https://ojs.sbemto.org/index.php/FTPEM/article/view/14

Edição

Seção

Relato de Experiência