Introdução ao sistema de numeração decimal utilizando o material dourado com uma turma de 6° ano

Autores

  • Alisson Sousa Santos da Sousa alisson.sousa@mail.uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Álvaro Barbosa Paz de Barbosa alvaro.barbosa@mail.uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)
  • Adriano Fonseca adrianofonseca@mail.uft.edu.br
    Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Palavras-chave:

PIBID Matemática, Ação de Intervenção, Sistema de Numeração Decimal, Material Dourado, Produção de Significado

Resumo

Este presente resumo expandido visa apresentar uma ação de intervenção, em andamento, realizada pelos/as acadêmicos/as do Curso de Licenciatura em Matemática da UFNT de Araguaína, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Matemática coordenado pelo prof. Dr. Adriano Fonseca, junto a alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental da escola-campo Colégio de Aplicação, município de Araguaína/TO. Esta ação considerou algumas dificuldades de aprendizagem dos estudantes em relação ao sistema de numeração decimal e suas operações aritméticas básicas. Será relatado as vivências dos pibidianos no trabalho com materiais manipulativos, numa perspectiva investigativa e de produção de conhecimento, sendo que alguns resultados iniciais mostram que os estudantes começaram a produzir significado sobre os conceitos matemáticos trabalhados, mobilizando-os abstratamente com mais facilidade.

Referências

BROUSSEAU, G. Fundamentos e métodos da didáctica da matemática. In: BRUN, Jean (Dir.). Didáctica das Matemáticas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996. (Colecção Horizontes pedagógicos).

FONSECA, A. SOUZA, J. V. O material dourado no ensino e aprendizagem da Matemática: uma experiência conjunta com professores(as) de Matemática. In: FONSECA, A. SOUZA, J. V. (orgs.) Laboratório de Ensino de Matemática: experimentos e discussões na formação de professores de matemática. Palmas: UFT/EDUFT, 2016.

MENDES, I. A.; MARTINS, A. F. P. Tendências históricas do pensamento didático - Aula 02. In: _____________________. Didática. Natal (RN) : EDUFRN – Editora da UFRN, 2006. 264 p.

Piaget, J. A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro:

Record, 1945. Trad. Fiúza, R.

SILVA, C. P. A.. O reforço escolar e a melhoria da aprendizagem dos educandos. 2009. Disponível em: <http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/o reforcoescolar-ea-melhoria-da-apendizagem-dos-educandos-1290785.html>. Acesso em: 21 jun. 2023.

VARIZO, Z. C. M.. Concepção e Implementação de um Laboratório de Educação Matemática no Ensino Superior. In: VARIZO, Z. C. M.; CIVARDI, J. A. (orgs.). Olhares e Reflexões acerca de Concepções e Práticas no Laboratório de Educação Matemática. Curitiba/PR: CRV, 2011.

Publicado

2023-08-16

Métricas


Visualizações do artigo: 87     PDF downloads: 144 e-Pôster downloads: 0

Como Citar

Sousa, A. S. S. da, Barbosa, Álvaro B. P. de, & Fonseca, A. (2023). Introdução ao sistema de numeração decimal utilizando o material dourado com uma turma de 6° ano. II FTPEM - Fórum Tocantinense De Formação De Professores Que Ensinam Matemática, 1(1), 1–7. Recuperado de https://ojs.sbemto.org/index.php/FTPEM/article/view/13

Edição

Seção

Relato de Experiência